COMPETIÇÕES JÚNIOR
As competições robóticas destinam-se a promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do publico em geral.
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Nesta competição, um robô autónomo deve seguir uma linha preta enquanto supera diferentes dificuldades numa pista modular formada por lajes com padrões diferentes. O chão é branco e as lajes estão em níveis diferentes ligadas por rampas.
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Responsáveis
Arezki Chellal – CeDRI / IPB | arezki@ipb.pt
Rebeca Kalbermatter – IPB | kalbermatter@ipb.pt
Nesta competição, um robô precisa procurar vítimas num labirinto. O robô não deve encontrar o caminho mais rápido através do labirinto, mas deverá explorar ao máximo todos os caminhos do do labirinto. O robô receberá pontos para cada vítima encontrada e entregará um kit de resgate próximo à vítima. O robô deve evitar ainda áreas com piso preto.
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Responsáveis
Carlos Amorim – CENFIM | carlozamorim@gmail.com
João Moreira – Universidade do Porto | jprmoreira@gmail.com
André Amorim | andreamorim112@hotmail.com
Novidade!!! Este ano está disponível um novo escalão para as equipas que pretendam utilizar Kits Comerciais de Robótica. Não percam a oportunidade de participar e de experimentar o Mundo da Robótica.
A prova First Challenger pretende desafiar os estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais, para a sua primeira experiência no mundo da robótica, em particular no Festival Nacional de Robótica. A prova irá permitir preparar as equipas para que no futuro, possam participar nas provas de qualificação para o RoboCup Junior
A prova encontra-se dividida em 3 níveis, em que a complexidade/desafios da mesma vai incrementando a cada nível (Nível I, II e III). Esta abordagem irá permitir que cada equipa possa ajustar a sua participação em função do nível de maturidade/conhecimentos que tem de robótica.
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Responsáveis
Vitor Cerqueira – ISEP | vitor.cerqueira@academiarobotica.pt
O FreeBots é uma competição que pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento, a nível mundial, a apresentar os seus resultados de investigação, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública. O âmbito das demonstrações abrange robôs físicos (um ou mais), móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos.
Cada demonstração será avaliada por um júri, composto por personalidades com uma forte ligação à robótica, relativamente à sua: qualidade técnico-científica, potencial de aplicação, a capacidade de apresentar a solução ao público, e a qualidade e o sucesso da demonstração. A equipa com a classificação mais elevada será declarada vencedora da competição.
As regras de participação foram adaptadas das publicadas oficialmente em http://rm.isr.ist.utl.pt/documents/62 e de acordo com o descrito abaixo para FNR’2022.
Regras
Durante a competição, cada equipa tem que:
(1) Efetuar uma apresentação técnica (10 min) do seu projeto, incluindo um vídeo de demonstração e responder a perguntas técnicas do júri;
(2) Efetuar uma apresentação não-técnica curta em conjunto com uma demonstração pública (20 min), respondendo simultaneamente a desafios lançados pelo júri/público.
Avaliação
A avaliação efetuada pelo júri nas duas etapas deve seguir os seguintes critérios:
A. Qualidade técnico-científica da proposta, avaliada com base na apresentação técnica para o júri. Ponderação = 30%
B. Potencial de aplicação, avaliado com base no desempenho global da equipa. Ponderação = 20%
C. Capacidade de apresentar a solução ao público, avaliada com base na forma como a apresentação não-técnica foi realizada pela equipa. Ponderação = 20%
D. Qualidade e sucesso da demonstração, avaliada com base na demonstração pública. Ponderação = 30%
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Responsáveis
Brígida Mónica Faria – Instituto Politécnico do Porto | monica.faria@ess.ipp.pt
Cláudia Rocha – INESC TEC | claudia.d.rocha@inesctec.pt
A prova OnStage (anteriormente designada por Dança) desafia as equipas a desenvolver uma performance de palco criativa, usando robôs autónomos que eles projetaram, construíram e programaram.
O objetivo é criar uma performance robótica de 1 a 2 minutos, que usa tecnologia para envolver o público. O desafio não tem propriamente limites, pois inclui toda uma gama de apresentações possíveis, como por exemplo, a dança de robôs, a narração de histórias, teatro com robôs ou uma instalação de arte. A apresentação pode envolver música, mas isso é opcional.
As equipas são incentivadas a serem criativas, inovadoras e divertidas, tanto no design dos robôs como no desempenho geral em palco. A apresentação pode envolver até dois membros da equipa em palco, ao mesmo tempo, mas isso é opcional. A ênfase deve estar no desempenho robótico e não nos executores humanos.
Todos os membros da equipe devem ter entre 14 e 19 anos (idade a partir de 1º de julho).
As equipas são avaliadas nas seguintes áreas: demonstração técnica, entrevista técnica, desempenho OnStage e uma descrição técnica dos robôs.
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Responsáveis
Rui Baptista – Escola Secundária de Barcelinhos | ruivcbaptista@hotmail.com
A competição RoboCupJunior Rescue Simulation proporciona uma oportunidade de aprendizagem excelente com uma plataforma desenvolvida recentemente (Webots-Erebus). O robot virtual tem de explorar e mapear um labirinto com diferentes divisões, bem como identificar as vítimas ao longo do trajeto. As regras são muito semelhantes à prova RCJ Rescue Maze, com a extensão da dificuldade, sendo adicionadas novas áreas e terrenos mais difíceis.
A plataforma Webots-Erebus foi selecionada para esta prova após vários testes com equipas volutárias em ambiente de workshop. A plataforma foi melhorada, e foi realizada uma competição virtual em outubro de 2020. Durante o evento RoboCup Internacional no ano de 2021, foi levada a cabo outra competição de demonstração, num formato semelhante à anterior de outubro. O formato da prova em 2022 será definida brevemente pela RoboCup, pelo que deverão estar atentos às atualizações no site oficial.
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Responsáveis
Roberto Figueiredo – Universidade de Aveiro | robertofigueiredo2000@gmail.com
A prova RobotFactory Lite é baseada nas regras da prova RobotAtFactory 4.0, com algumas simplificações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô.
Enquanto que na prova original o robô tem de se localizar com base em marcadores, nesta versão o robô fá-lo utilizando as linhas colocadas no chão do seu percurso. Para transportar as caixas, o robô usa um eletroíman que atrai a caixa, levando-a para onde for necessário.
O piso é composto por uma impressão em duas folhas A0, onde as linhas pretas em fundo branco servem para localização do robô. O layout é plano, não havendo desníveis em toda a prova.
Na primeira manga, de igual modo à prova 4.0, é necessário deslocar as caixas entre o armazém de partida e o armazém de chegada. Na segunda manga algumas caixas deverão passar pelas máquinas de processamento e na terceira manga algumas caixas terão de passar por duas máquinas de processamento. O objetivo será transportar o maior número de caixas possível no menor tempo.
Nesta edição, as diferentes caixas são indicadas ao robô por um comando de infra-vermelho. Para mais informação consultar o documento de adaptação da prova aqui:
Na versão Rookie, é destinada aos juniores na qual as três mangas são simplificadas.
Enquanto nenhuma equipa conseguir efetuar por completo uma manga, a próxima manga mantém o nível de dificuldade.
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Responsáveis
José Lima – INESC TEC/CeDRI/IPB | jllima@ipb.pt
Paulo Costa – INESC TEC/FEUP | paco@fe.up.pt
Vítor Pinto – FEUP/SYSTEC – DIGI2 | vitorpinto@fe.up.pt