Festival Nacional de Robótica 2021 - Manipuladores Robóticos Industriais

preloader

Manipuladores Robóticos Industriais



O objetivo da competição Manipuladores Robóticos Industriais é promover a robótica e a educação na área da robótica de manipulação, num quadro de competição baseada em princípios de fair play. Adicionalmente pretende-se que seja uma competição numa área onde as competições são escassas, e que seja possível de ser implementada recorrendo quer a simuladores, de forma a que seja possível a implementação desta competição mesmo em instituições com menos recursos, quer com equipamentos reais.

A competição é aberta a participantes de instituições de ensino superior, de escolas secundárias e profissionais e a participantes que se inscrevam a título individual.

Esta competição conta com o apoio de diversas empresas que comercializam robôs manipuladores e dispõem de software de simulação para os seus robôs. À data, as empresas que manifestaram disponibilidade para colaborar com a SPR na realização desta prova são as seguintes (listadas por ordem alfabética):

  • FANUC Iberia (robôs FANUC)
  • KUKA Ibéria S.A. (robôs KUKA)
  • Roboplan (robôs Yaskawa Motoman)
  • Universal Robots Spain S.L (robôs Universal Robots)
A SPR está aberta à colaboração de mais empresas nesta prova.

As regras para esta competição podem ser encontradas aqui:
Regras Manipuladores Robóticos Industriais

Devido à pandemia da COVID-19, e pelo facto de o FNR ir decorrer online, na edição deste ano só será realizada a Prova em Ambiente Simulado.